No entanto, Sócrates estava de bom humor porque sempre pensara que, para um verdadeiro filósofo, morrer não era algo a ser temido; porque ele viveu sua vida de uma maneira boa e moral, ele simplesmente não tinha medo da morte.
Por que Sócrates não temia a morte?
Sócrates, em última análise, não teme a morte por causa de sua inocência, ele acredita que a morte não é temida porque pode ser uma das maiores bênçãos da alma. Para uma pessoa como Sócrates, que viveu virtuosamente, não há razão para temer a morte.
Do que Sócrates tem mais medo do que a morte?
Matar um inocente à morte é muito pior e, portanto, muito mais temível do que morrer, de acordo com Sócrates, e então realmente é o júri, e não o próprio Sócrates, que está em grave perigo. Ao fazer o que faz, Sócrates afirma estar fazendo um grande favor a Atenas e não será fácil substituí-lo.
Como Sócrates caracteriza o medo da morte?
Sócrates responde: Pois temer a morte, senhores, nada mais é do que julgar-se sábio quando não o é, pensar que sabe o que não sabe. Pois ninguém sabe se a morte pode não ser o maior de todos os bens para o ser humano, mas as pessoas a temem como se soubessem bem que é o maior dos males.
Quais são os dois argumentos de Sócrates contra o medo da morte?
No curso de refutar as acusações feitas contra ele, Sócrates oferece o primeiro de seus dois argumentos sobre a morte. 1. A morte deve ser temida apenas se for conhecida como ruim. 2.
Por que Sócrates não temia a morte?
Sócrates, em última análise, não teme a morte por causa de sua inocência, ele acredita que a morte não é temida porque pode ser uma das maiores bênçãos da alma. Para uma pessoa como Sócrates que viveuvirtuosamente não há razão para eles temerem a morte.
